Prof. Diogo Ferraz do PPEA publica na Revista Energy em parceria com Universidades Chinesas

Agosto 22, 2021

O Prof. Dr. Diogo Ferraz do Departamento de Economia (DEECO) e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) publicou o artigo científico "Exploring the heterogenous impacts of environmental taxes on environmental footprints: An empirical assessment from developed economies" na revista internacional Energy (JCR=6,082).

O artigo é fruto de uma parceria com pesquisadores internacionais de universidades chinesas: Center for Economic Research, Shandong University e School of Economics and Management, Huzhou University.

Os autores analisaram o papel dos impostos ambientais e do crescimento econômico na crescente pegada ecológica (ecological footprint) em 29 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A abordagem autoregressive distributed lag (ARDL) foi utilizada para análise. Os resultados revelam que as taxas ambientais, crescimento econômico, investimento direto externo, uso de energia, urbanização, energia renovável e industrialização influenciam a pegada ecológica de longo prazo. A dinâmica das variáveis estudadas muda quando o tempo é considerado. No curto prazo, essas dinâmicas são mistas, embora permaneçam semelhantes no longo prazo nos países da OCDE. Isso é atribuído a vários níveis de uso de energia renovável e ao progresso da industrialização. As conclusões empíricas sugerem que as economias da OCDE precisam de monitoramento cuidadoso das regulamentações ambientais para políticas de uso de energia e metas de produção mais limpa.

Link do artigo: https://bit.ly/3kf5Lch

artigo