Egresso e docentes do PPEA-UFOP publicam artigo da dissertação

Julho 8, 2024

O egresso do PPEA-UFOP : Jonnathas Marques  Pais (egresso PPEA) teve o artigo da sua dissertação aprovado para publicação na revista Planejamento e Políticas Públicas. Intitulado: " Um Modelo de Programação Quadrática para a Análise da Viabilidade Econômica da Melhoria da Infraestrutura de Transportes no Mato Grosso" e feito junto com o seu orientador, Prof.  Carlos Eduardo da Gama Torres (orientador PPEA), Gustavo Peixoto Silva (coorientador DECOM-UFOP) e Diogo Ferraz (PPEA), o artigo buscou simular, por meio de um Modelo de Equilíbrio Espacial de Programação Quadrática, os efeitos da melhoria no sistema de transporte do Mato Grosso sobre os preços e os montantes produzidos e consumidos no mercado mundial da soja, representado por 56 regiões de oferta, localizadas principalmente no Brasil e Estados Unidos e 19 regiões de demanda, que foram estabelecidas conforme os dados referentes à produção, consumo e capacidade da indústria processadora. Após a validação do modelo com a rede base, verificada a partir da aderência entre os dados reais e os gerados na solução, foram apresentadas três intervenções na rede de transporte do Mato Grosso para realizar as simulações: (i) EF-170; (ii) EF-354 e (iii) Hidrovia do rio Araguaia. Para cada uma dessas estruturas, foram criados cenários em que as intervenções acontecem de maneira individual ou conjunta. Dado que as restrições referentes à capacidade de movimentação nos portos do Arco Norte são ativas na solução do modelo base e as intervenções propostas no parágrafo anterior desviam o fluxo para essas instalações portuárias, os resultados indicam que o impacto esperado dessas intervenções só aparece quando são realizadas de maneira concomitante à expansão da capacidade de embarque nos portos. Nesse sentido, a EF-170 possui o maior potencial no tocante ao aumento da renda gerada pelo comércio da soja no estado do Mato Grosso, ocasionando uma variação na renda anual de aproximadamente US$ 785 milhões. Em seguida, foram utilizados indicadores de viabilidade econômica, adotando como fluxo de caixa o aumento estimado no lucro dos produtores de soja mato-grossenses, para verificar a exequibilidade das melhorias no sistema de transporte apenas com o aumento do lucro gerado no comércio da oleaginosa. Foram encontrados indicadores satisfatórios em vários cenários como, por exemplo, nas construções individuais da EF-170 e EF-354 e nas intervenções conjuntas da EF-170 mais Hidrovia do Araguaia e EF-170 mais a EF-354.

O artigo será publicado em breve. Para acessar a dissertação, ver:

PAIS, Jonnathas Marques. Efeitos das melhorias no sistema de transportes sobre o escoamento da soja do Mato Grosso: uma aplicação do modelo de equilíbrio espacial de programação quadrática. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12402