PPEA-UFOP recebe pesquisador da FIPE-USP para curso de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas

Julho 8, 2024

Na semana de 8 a 12 de Julho o PPEA-UFOP receberá o Pesquisador Carlos Nataniel Cavalcante (FIPE-USP) para ministrar o curso de 'Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas usando R' aos mestrand@s do PPEA.Também foram abertas 10 vagas para graduand@s que já tenham concluído a disciplina Econometria I e tenha noções de operacionalização do programa R.

O objetivo do curso é apresentar aos discentes um amplo leque de métodos de avaliação de políticas públicas e suas aplicações recentes. O curso trará trabalhos empíricos recentes e apresenta exemplos práticos de como implementar as teorias e métodos estudados usando R. As aulas teóricas ocorrerão todos os dias de manhã e os exercícios aplicados serão feitos pelos discentes à tarde.

O Professor Carlos Nathaniel Rocha Cavalcante é graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre e Doutorando em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo e Doutorando em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. É pesquisador do Núcleo Brasileiro de Finanças da USP. Realizou trabalhos com professores do Núcleo de Economia Regional e Urbana (NEREUS) na área de análise de políticas públicas do CadÚnico. Tem experiência como monitor de graduação e pós-graduação em disciplinas de Econometria da Universidade de São Paulo. É pesquisador da Fipe na área de avaliação de gestão educacional e finanças públicas. Atua nas áreas de Economia Política, Economia da Educação, Microeconomia Aplicada e Avaliação de Políticas Públicas.