Egresso do PPEA/UFOP participa de Seminário Internacional sobre Capacitação de PMEs em Xangai

Maio 18, 2024
Thomas

Durante o período de 28 de abril a 11 de maio de 2024 ocorreu na China, o Seminário sobre a formação das capacidades das pequenas e médias empresas (PMEs) dos países de língua portuguesa. O evento, organizado pela Universidade de Negócios de Xangai e patrocinado pelo Ministério do Comércio da República Popular da China, contou com a participação de representantes dos setores públicos e privados de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O evento contou com a participação de um egresso do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O atual Diretor de Políticas de Atração de Investimentos e Diversificação Econômica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Thomas Warrener, que foi um dos representantes do Brasil no seminário.

Durante o seminário, Thomas compartilhou insights valiosos sobre estratégias eficazes para promover o crescimento e a competitividade das PMEs, destacando a importância de políticas públicas bem delineadas, investimentos em educação e capacitação, bem como o papel crucial da inovação e tecnologia na transformação dessas empresas em motores de desenvolvimento econômico sustentável. Sua experiência acadêmica e prática na gestão pública acrescentou profundidade às conversas sobre os desafios e oportunidades enfrentados por essas empresas em um ambiente globalizado e perspectivas futuras para uma economia global cada vez mais multipolar.

Sua participação no evento não apenas enaltece a excelência acadêmica da UFOP, mas também evidencia o compromisso do Brasil em contribuir para o fortalecimento das relações econômicas e comerciais entre os países de língua portuguesa e a China. O sucesso do seminário representa mais um passo rumo à construção de parcerias sólidas e cooperação mútua para o desenvolvimento econômico e social dessas nações.