(Save the date!) Ciclo de Seminários com o Prof. Antonio Carlos Lacerda (BNDES)

Setembro 9, 2024
ciclo

Com muita satisfação, definimos a programação do nosso tradicional Ciclo de Seminários de Economia da UFOP, agora na 11a edição. De forma presencial, esta 11a edição será realizada com o apoio do CAECO e está organizada em 2 dias. No primeiro deles, o palestrante será o Prof. Antonio Carlos de Lacerda (assessor da Diretoria do BNDES), que tratará sobre o papel do BNDES na retomada do desenvolvimento econômico.

1o dia: 09/09/2024 (2a feira) às 13:30 horas no auditório do ICSA em Mariana.

Prelecionista: Prof. Antonio Carlos Lacerda

Palestra: "A retomada do desenvolvimento e o papel do BNDES".

Short Bio: Doutor em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp, mestre em economia política e economista. É professor-doutor, ex-diretor da FEA e ex- coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC/SP. Foi docente associado da Fundação Dom Cabral e professor convidado da Fundação Instituto de Administração (FIA). É palestrante em congressos, seminários e eventos no Brasil e no exterior sobre cenário econômico. Foi presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon). É membro do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP (GACINT). Foi membro do Conselho Superior de Economia da FIESP (COSEC) e do extinto Conselho Temático de Política Econômica da CNI (COPEC). É articulista do Jornal “O Estado de S. Paulo” e de outros periódicos. Comentarista do Jornal da Cultura (da TV Cultura) e de outros programas televisivos radiofônicos. Foi economista-chefe e ocupou cargos de direção em grandes empresas e organizações, como Siemens (onde atuou inclusive na Alemanha), CIESP, ABDIB e ABINEE. Presidiu a SOBEET e o CORECON/SP. É autor de vários artigos e escreveu, organizou, ou colaborou em mais de 30 livros na área. Atualmente é assessor da presidência e membro da Comissão de Assuntos Estratégicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2011, foi homenageado com a comenda Mario Henrique Simonsen do CORECON/SP como economista de destaque. Recebeu o prêmio Personalidade Econômica da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários) em 2013. Eleito “Personalidade Econômica 2017”, pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).

Fonte: Mercado de Capitais - BNDES