Professora do PPEA e da Unimontes, egressa e alunas do PPEA - UFOP tem trabalho aprovado para apresentação na Itália

Maio 6, 2024

As Profas Fernanda Faria e Luciana Cordeiro (Unimontes), juntamente com Juliana de Deus (egressa PPEA), a mestranda Julia Diadelmo e a graduanda Julia Vieira tiveram o trabalho: "Gender and inequality: can mining activity be a curse for women? Evidence for Mariana, Brazil" aprovado para apresentação na  Regional Studies Association’s Annual Conference 2024 , a ser realizada em Florença, Italia, em junho próximo.

Sobre o artigo, ele tem como objetivo investigar as condições das mulheres em regiões de alta especialização produtiva com foco na atividade minerária. Seguindo as comparações internacionais entre os papéis, condições de trabalho e participação das mulheres nas localidades de mineração, este estudo atinge um nível local, focando o caso de Mariana, o município brasileiro ficou conhecido mundialmente pelo desastre resultante do rompimento de barragens minerais no final de 2015. De caráter exploratório-descritivo e caracteriza-se especialmente pela utilização de levantamento bibliográfico e dados secundários disponibilizados por meio de fontes oficiais. Especificamente para o caso de Mariana, os dados primários foram obtidos por meio de pesquisa de campo realizada com 413 “chefes de família” (indivíduos que mais contribuem para a renda familiar), residentes em 32 bairros. Através da análise descritiva dos dados, constatou-se que apesar da elevada renda per capita, Mariana ainda convive com problemas como desigualdade na distribuição de renda, desigualdade de gênero e situações ocupacionais. Após o rompimento da barragem do Fundão, o número de mulheres que assumem a posição de “chefes de família” aumentou, no entanto, as mulheres tem atuado, predominantemente, nos setores econômicos mais vulneráveis ​​aos ciclos econômicos, com mais informalidade e com menor remuneração. Identificou-se também que a expansão da participação política feminina e nas instituições representativas ainda  é pouco significativa nesta localidade.

A Profa Fernanda Faria é embaixadora da RSA no Brasil,  apresentará o referido trabalho e fará uma visita técnica ao distrito industrial de Prato, que tem evoluído muito tem termos de constituir-se um centro inovador de pesquisa e serviços empresariais inovadores que conecta ensino superior/ universidades e formação profissional.

Para mais informações sobre a programação da conferência, ver: Event Details (rdmobile.com) ou 2024 RSA Annual Conference - RSA Main (regionalstudies.org)