Professor do PPEA-UFOP publica estudos sobre questões macroeconômicas e impactos ambientais em revistas internacionais

Setembro 28, 2024

O Prof. Luccas Assis Attílio teve 2 artigos aprovados em journals internacionais, além de artigo aprovado para apresentação no 52º Encontro Nacional de Economia, que será realizado na cidade do Natal/RN, entre 10 e 13/12/2024.

Com relação ao primeiro artigo: "Fiscal Policy and Deforestation ", foi publicado na revista Sustainable Futures com os professores João Ricardo Faria, da Florida Atlantic University, e André Oliveira, da Utah Valley University. O artigo discute políticas fiscais para reduzir as queimadas na Mata Atlântica e na Amazônia usando o modelo VAR. Os resultados mostram que é possível conjugar políticas fiscais, mantendo o orçamento do governo equilibrado, com a queda das queimadas.

No segundo artigo: "Amazon Deforestation and CO2 Emissions: A Macroeconomic Approach using the GVAR ", foi publicado na revista Journal of Regional Science. O artigo mostra os fatores que contribuem para a queimada da floresta Amazonas e as emissões de gás carbono no Brasil. Os resultados mostram que i) o comércio com a China, ii) produção de soja, e iii) preços das commodities e produção industrial promovem o desmatamento e as emissões de CO2 em um modelo GVAR com uma amostra equivalente a 77% do PIB mundial e 80% das emissões mundiais de CO2.

Por fim, o Prof. Luccas teve um artigo aprovado para apresentação no Encontro da ANPEC. O artigo é The Linkages between Oil Prices and Sugarcane Ethanol: The Impact on Food Prices and Deforestation in Brazil, escrito com o professor Emilson Silva, da universidade de Auckland. O artigo utiliza um SVAR para mostrar a influência do preço do petróleo sobre o etanol brasileiro. Em um segundo momento, o artigo mostra as consequências sobre o preço dos alimentos e o desmatamento da floresta Amazonas.  Para mais informações sobre este congresso: 52º Encontro Nacional de Economia (anpec.org.br)

Parabéns ao Prof. Luccas e sucesso!