Professor do PPEA publica artigo internacional

Dezembro 9, 2021
GA

O Professor Dr. Diogo Ferraz do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPEA/UFOP) e colaboradores criaram o primeiro ranking de poluição ecológica relativa  - Relative Ecological Pollution Ranking (REPR). O artigo “Comparing Cars With Apples? Identifying the Appropriate Benchmark Countries for Relative Ecological Pollution Rankings and International Learning” foi publicado no journal Frontiers of Environmental Science (JCR 4,581), que utilizou dados sobre 774 tipos diferentes de exportações, emissões de CO2 e a pegada ecológica de 99 países.  Em seguida, os autores usaram métodos de social network para revelar uma rede de referência dos melhores parceiros de aprendizagem com base em pares de países com uma grande extensão de similaridade de exportação, mas diferenças significativas nos valores de poluição.  Isso é importante porque ajuda a revelar países-referência adequados para melhorias de eficiência e produção sustentável, considerando que os países podem se especializar em tipos substancialmente diferentes de atividades econômicas.  Finalmente, o artigo ajuda a identificar os países que podem aprender melhor uns com os outros e melhora a base de informações nas negociações internacionais para o bem de um sistema de produção global mais limpo.

O artigo é uma parceria entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (UNESP/Bauru), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), do Fraunhofer Center for International Management and Knowledge Economy (Alemanha) e da Universidade de Hohenheim (Alemanha).

Link: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fenvs.2021.779378/full?fbcl...