Professor da Pós-Graduação da UFOP tem artigo publicado em conceituada revista acadêmica.

Julho 4, 2022

O Professor Diogo Ferraz do Departamento de Economia (DEECO) e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA/UFOP) publicou artigo internacional em parceria com pesquisadores da Shandong Management University Industry and Commerce Academy (China), Superior University Lahore (Pakistan), University of Economics and Human Sciences (Poland), Universiti Sains Malaysia (Malaysia), Nanjing Agricultural University (China), e Beihang University (China).
O artigo intitulado “Effects of Inbound Tourism on the Ecological Footprint. An Application of an Innovative Dynamic Panel Threshold Model” foi publicado pelo Journal Frontiers of Environmental Science (JCR: 4.851). Os autores utilizaram uma nova e inovadora técnica de limiar de painel dinâmico para examinar a relação entre o turismo receptivo e a pegada ecológica (Ecological Footprint - EF). Esse método foi aplicado aos 10 destinos mais populares entre 1995 e 2021.

Segundo o Prof. Dr. Diogo Ferraz, esses achados demonstram que o turismo receptivo e o EF têm um efeito de limiar. O nosso estudo revela que apenas um certo limite de turismo é benéfico para o meio ambiente; além desse ponto, o aumento do turismo causará danos ambientais. Além disso, o crescimento econômico, o investimento em infraestrutura e a energia beneficiaram o EF. Mas a disponibilidade de água afeta negativamente a EF. Os resultados deste estudo são importantes implicações políticas para os formuladores de políticas.