PPEA-UFOP recebe visita da professora e pesquisadora Paula de Miranda Ribeiro (UFMG)

Março 25, 2024

Entre os dias 25 e 27 de Março, o PPEA-UFOP receberá a visita da Profa Paula de Miranda Ribeiro. Dentre as atividades, está prevista uma roda de conversa apresentação do Programa de Pós Graduação em Demografia do CEDEPLAR-UFMG e roda de conversa com os mestrandos das turmas 2023 e 2024.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C, a Profa Paula é Professora Titular do Departamento de Demografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do Cedeplar, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG, presidenta da ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais, bolsista de produtividade 1C do CNPq e membro do conselho editorial da revista eletrônica N-IUSSP. Foi editora da Revista Brasileira de Estudos Populacionais (REBEP) em 2019-2020, diretora da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG entre 2014 e 2018, vice-diretora da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG entre 2010 e 2014, sub-coordenadora do curso de graduação em Ciências Sociais da UFMG entre fevereiro de 2008 e junho de 2009, chefe do Departamento de Demografia da UFMG entre fevereiro de 2003 e março de 2007, secretária geral da ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais em 2007-2008 e membro da diretoria da ALAP - Associación Latinoamericana de Población em 2009-2010. Tem experiência na área de demografia, com ênfase em demografia social (relações raciais, gênero, religião), fecundidade e saúde sexual e reprodutiva, métodos qualitativos em demografia e juventudes. Ultimamente, tem se dedicado também à demografia das minorias sexuais, em especial da população LGB (fonte: CV Lattes).

A Profa Paula é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), com mestrado em Demografia pelo Cedeplar - Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Sociologia/Demografia pela University of Texas at Austin (1997) e pós-doutorado na University of Texas at Austin (2009-10).

Tod@s convidad@s!