Alunos e Professores do PPEA/UFOP participam do Congresso da AKB

Agosto 25, 2021

Os alunos do PPEA/UFOP Caio César de Azevedo e Thaís Galdino publicaram dois artigos no 14º Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira (AKB). Os alunos contaram com a orientação da Profa. Dra. Fernanda Faria Silva e do Prof. Dr. Ivair Ramos Silva, além da colaboração da Profa. Dra. Fernanda Feil (UFF).

O mestrando Caio publicou o artigo "Política Monetária Regional: evidências empíricas dos impactos nos estados brasileiros", em que investigou os efeitos regionais heterogêneos da política monetária nos estados brasileiros de 2004 a 2018. Os autores encontraram que, em relação aos efeitos positivos e negativos, as regiões Nordeste e Norte foram as mais afetadas. O crédito se apresentou como o mecanismo de transmissão regional mais ativo, seguido pela taxa de juros e câmbio. O artigo ressalta a importância da coordenação de política econômica, especialmente das políticas monetária e fiscal, para reduzir as desigualdades e heterogeneidades econômicas nos estados periféricos.

Link do trabalho: https://www.even3.com.br/anais/akb2021/366170-politica-monetaria-regiona...

A mestranda Thais publicou o artigo "O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e a economia verde: os desembolsos de recursos no contexto da mudança climática". O artigo propôs uma discussão sobre o papel do sistema financeiro frente à mudança climática, especialmente no que tange ao papel do Estado e do BNDES no financiamento à transição verde no Brasil. Para isso, propõe como objetivo a análise dos desembolsos do banco entre 2016 e 2020, com fins de
identificar como foram distribuídos seus recursos para financiamento de atividades e projetos ligados à sustentabilidade, como foco na observação de possíveis alterações na performance destes recursos oriunda de mudanças estratégicas da própria instituição. Como resultado foi verificado no período proposto a redução nos desembolsos de recursos para a economia verde diante do esforço da instituição em incorporar a sustentabilidade em seu comportamento estratégico.

Link do artigo: https://www.even3.com.br/anais/akb2021/375664-o-banco-nacional-de-desenvolvimento-social-/