Aluna e Professor do PPEA publicam artigo no Journal of International Development

Junho 16, 2021

A aluna Jouse T. Ribeiro publicou artigo internacional sob orientação do Prof. Dr. Roberto Santolin do PPEA/UFOP. O artigo "An evaluation of the structure of the labour market, assistance policies and sectoral productivity on the pro-poor growth for Brazil from 2004 to 2014: A dynamic panel analysis" avalia o crescimento pró-pobre com base nas atribuições individuais do mercado de trabalho e variáveis agregadas para os estados brasileiros: desigualdade, crescimento econômico setorial (agricultura, indústria e serviços) e políticas sociais, Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada . A metodologia usada consiste em dois estágios. O primeiro estágio, denominado "primeiro estágio cross-section", envolve a estimativa por modelos de escolha binária que relacionam os níveis de pobreza aos atributos e posições individuais no mercado de trabalho. Na segunda etapa, a pobreza foi avaliada em termos de desigualdade, crescimento econômico e políticas sociais, agregadas para os estados brasileiros por meio de um painel dinâmico. Os resultados obtidos mostraram que o crescimento econômico setorial e as políticas de assistência têm forte impacto na pobreza extrema; para as demais faixas de pobreza, as variáveis mais relevantes foram a redução da desigualdade e o crescimento econômico setorial.