A proposta “Resiliência e Reconversão Econômica do Município Mariana (MG) – desafios estruturais e estratégias para o futuro”, baseada na dissertação que está sendo desenvolvida pela Mestranda do PPEA-UFOP: Jordana Ferreira da Silva, foi classificada entre os três finalistas do Edital  do Programa de Apoio a Estudos em Desenvolvimento Econômico (PAEDE) do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Na pesquisa, que será submetida à Revista Nova Economia, serão discutidos aspectos estruturais referentes à economia do Munícipio de Mariana (MG) a partir do enfoque teórico de resiliência regional (regional resilience). Tal literatura permitirá, a partir da análise da conformação econômica e dos problemas estruturais relacionados ao município, identificar o que restringe a sua capacidade em resistir aos choques diversos e a letargia da sua recuperação.

           O PAEDE faz parte das comemorações dos 55 anos do BDMG e visa estimular as instituições mineiras de ensino, pesquisa e extensão, por meio de seus pesquisadores, fomentando reflexões em temas relacionados ao desenvolvimento econômico. O concurso teve por finalidade estimular pesquisas voltadas à reflexão e à valorização do Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social como ramo do conhecimento.

           A dissertação está sendo orientada pela professora Profa. Fernanda Faria e co-orientada pelo Prof.  Heder Carlos, com defesa prevista para início de 2018.

anpeccapescnpqdiretoriofapemigicsalattesperiodicosproppufop