Seguindo a proposta de verticalização incentivada pela PROPP-UFOP por meio da criação dos grupos emergentes, o Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada da UFOP (PPEA-UFOP) – Nível: Mestrado, vem sendo gestado desde maio de 2013. A partir de então, uma série de metas e ações foram estabelecidas no sentido de planejar e executar a Proposta submetida e aprovada nas Instâncias Internas desta Universidade. Em dezembro de 2015, a proposta foi recomendada na CAPES (na 161ª Reunião do CTC). Ainda no primeiro ano, o PPEA-UFOP credenciou-se à Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).

A definição da linha de pesquisa “Economia Aplicada” dá-se em função do perfil do corpo docente permanente do PPEA-UFOP, das possibilidades de integração multidisciplinar com outros cursos da UFOP, bem como a expertise e conhecimento dos Professores do Curso de Pós-Graduação em Economia do CEDEPLAR/ UFMG , este último, nota 6 na última avaliação trienal da CAPES, Centro com o qual foi estabelecida colaboração temporária e irrestrita.

O objetivo do PPEA-UFOP é o aprofundamento da formação de recursos humanos qualificados e capazes de exercerem atividades relacionadas à questão econômica e suas aplicações, o que auxilia na tomada de decisões nas esferas públicas e privadas. Ademais, o Programa visa estimular a consolidação dos grupos de pesquisas na UFOP, em especial, àquelas que atendam às especificidades socioeconômicas, demográficas e culturais da região dos Inconfidentes.

Pensando nisso, além da sólida formação em Teoria Econômica e Métodos Quantitativos, o aluno ingressante no PPEA-UFOP terá a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Avaliação de Políticas Públicas. Para tanto,sua grade curricular incorpora disciplinas eletivas importantes para este perfil, tais como: Economia do Turismo, Economia dos Recursos Minerais,  Análise de Conjuntura Mineira, Economia da Educação, entre outras, fortemente relacionadas com a região na qual a UFOP está inserida.

anpeccapescnpqdiretoriofapemigicsalattesperiodicosproppufop